top of page

Projeto APP Jd Miriam: Conhecer para Preservar

Um projeto de Educação Ambiental inovador construído entre a Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas, as escolas de educação infantil e ensino fundamental do bairro Jardim Miriam, a consultoria ambiental Maluna, a construtora BILD Desenvolvimento Imobiliário e o Coletivo Cuidadores da APP.

Olá!! Que bom que você está aqui!

JARDIM SENSORIAL, CALÇADA ECOLÓGICA E ESCOLHA DOS MASCOTES

 

O Jardim Sensorial da Abrace já está pronto! A ideia desse jardim é as crianças poderem caminhar sobre uma trilha com diversas texturas, enquanto observam as cores das flores e sentem diferentes cheiros de plantas. A inauguração está prevista para o dia 26 de setembro, às 9h. 

 

A adequação e reforma da calçada ecológica da EE Horta Lisboa também está em andamento! A equipe do projeto alinhou com a Secretaria do Verde a execução por meio de um TCA (compensação ambiental) da empresa HM Engenharia, que custeará a obra, com previsão de início a partir da segunda quinzena de setembro de 2023. O plantio das mudas de arborização está previsto para o dia 29 de setembro, às 9h, e contará com a presença dos alunos, com posterior palestra sobre a importância da arborização.

 

As 3 escolas já iniciaram a escolha do seu mascote, um animalzinho que faz parte da fauna da APP Jd Miriam.  Os alunos fizeram desenhos e muita conversa para a escolha. O teiú foi o grande vencedor na EE Horta Lisboa! 

 

Ainda em setembro teremos várias atividades na EE Horta Lisboa: composição de poesias, grupo musical e danças. A escola fará um Sarau dia 09/10/2023 para expor o mascote confeccionado, tendo programado apresentações musicais e de dança e os resultados do concurso de poesias, fotografias e desenhos na temática “Vamos cuidar da APP do Jardim Miriam”.

 

Temos ainda as placas para a trilha educativa na APP! Teremos muitas placas lindas, com frases sobre a proteção ambiental escritas pelas crianças das três escolas na nossa trilha. As frases serão selecionadas até o final de outubro.

ESTUDO DO MEIO E BORBOLETÁRIO

 

Trazemos notícias de duas atividades do projeto!! 

 

Os alunos dos 9ºs anos da Escola Estadual Horta Lisboa participaram em junho de um estudo do meio na Fazenda Santa Agatha (Amparo, SP), onde aprenderam sobre histórias e costumes da zona rural e da Mata Atlântica.

 

 E os alunos do CEI Márcia Otranto ganharam seu borboletário, inaugurado em julho!

 

 Atividades extracurriculares como essas são muito necessárias e importantes para uma formação ampliada!!

 

Vale sempre lembrar que essas ações foram possíveis graças à mobilização junto à Secretaria do Verde para ampliar as possibilidades de uso do recurso. Até esse projeto, o recurso de compromisso ambiental era usado apenas para plantio; agora estamos inaugurando uma nova forma de aplicação de termos de compromisso ambiental, com educação ambiental! Tal avanço está sendo possível graças à ação do Coletivo Cuidadores por meio da parceria construída entre nós, as escolas do bairro e a Secretaria do Verde. Este primeiro projeto está sendo desenvolvido pela Maluna Consultoria Ambiental e a construtora BILD Desenvolvimento Imobiliário.

CAMINHADA

 

Dia 27 de maio tivemos uma manhã muito especial!!!  Fizemos a caminhada do projeto de educação ambiental com cerca de 80 pessoas, alunos e suas famílias, funcionários e professores das 3 escolas da região, percorrendo parte da área do Parque Linear São Francisco, onde está sendo idealizado um parque público, um espaço de lazer, convivência e contato com a natureza para todos. Sua efetiva e breve implantação depende da participação popular! 

 

O grupo gostou tanto que quis dobrar a meta! Além de caminharmos pela trilha da parte pública, caminhamos ainda pela trilha da parte privada, até a prainha! O que mais ouvimos foi: Mas pode caminhar aqui? E repetimos incansavelmente: “Pode, isso aqui é seu! Lembre-se apenas de vir acompanhado de um adulto, pois aqui é a natureza, tem animais peçonhentos, e andar sozinho pela mata pode ser perigoso, mas organize seu grupo e venha! Conhecendo e curtindo a APP você estará nos ajudando a proteger a floresta!”

IMG-20230522-WA0040.jpg

TEATRO ITINERANTE

A atividade seguinte foi de apresentações de Teatro Itinerante nas escolas, com duas apresentações por escola, uma no período da manhã e outra no período da tarde. A peça teatral foi: “O Sujismundo”, com o Grupo de Teatro de Jaguariúna-SP, dia 12 de junho na CEI Márcia Otranto, dia 13 de junho na Abrace Solidário e dia 14 de junho na Escola de Educação Fundamental Horta Lisboa. Olhem só que legal que foi!

Vem conhecer o projeto: “APP Jd Miriam: Conhecer para Preservar”

 

Temos uma ótima notícia: no ano de 2023 teremos muitas atividades bacanas de educação ambiental nas escolas do Jardim Miriam e na APP - Área de Preservação Permanente do Jardim Miriam!

 

O projeto é uma realização da Escola Estadual Horta Lisboa, da CEI Márcia Otranto, da Abrace Solidário, do Coletivo Cuidadores da APP Jd. Miriam, da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Campinas (SVDS), da empresa de consultoria ambiental, Maluna Soluções Ambientais e da construtora BILD Desenvolvimento Imobiliário. Convidamos vocês a virem com a gente!

Serão realizadas intervenções nas escolas com objetivo de aproximar os alunos com o meio ambiente, além da realização de várias atividades na mata da APP, como a Caminhada Ecológica do dia 27/05/2023.  Vai ser muito legal!

Agora um pedido especial! Uma tarefa a ser realizada em família!

Por favor, clique AQUI e responda 5 perguntas pra gente. É muito importante conhecer um pouco mais das famílias que vivem na região, para podermos planejar bem as atividades!!

Contamos com a sua participação!

Um pouco da história do projeto pra você saber mais 

O Projeto nasceu por iniciativa da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SVDS, em parceria com a construtora BILD Desenvolvimento Imobiliário, em cumprimento aos Termos de Compromisso Ambiental – TCAs e conta com a adesão e com a participação das escolas do bairro e do Coletivo “Cuidadores da Área de Preservação Permanente (APP) do Jardim Miriam”.

O Projeto APP Jd Miriam: Conhecer para Preservar, visa a realização de ações de educação ambiental voltadas para as crianças matriculadas na educação infantil e no ensino fundamental, além dos educadores, do Coletivo e da comunidade do entorno. Está sendo ainda elaborado o Projeto Executivo da trilha ecológica do Parque Linear São Francisco, permitindo assim a integração da comunidade com a natureza.

 

O projeto traz o conhecimento da fauna e da flora local e a importância de se preservar a APP, que é a mata ciliar que protege o riacho São Francisco, a Lagoa das Canas e suas nascentes.

Quanto mais a educação ambiental for aplicada nas escolas, de forma integrada e contínua, com o envolvimento das crianças e da comunidade, maior será o sentimento de pertencimento das mesmas  em relação com o meio ambiente em que elas vivem!

Teremos muitas atividades e benfeitorias a serem implantadas de acordo com os projetos da área ambiental que cada escola desenvolve.

bottom of page