top of page
PHOTO-2021-05-19-19-22-05 2.jpg

Somos um Coletivo

Área de Preservação Permanente

do Riacho São Francisco

Jardim Miriam, Campinas SP

WhatsApp Image 2021-08-09 at 09.39.16.jpeg

Sobre as
Cuidadoras e Cuidadores da
APP Jd Miriam

Somos um grupo que, se sentindo indignado com a degradação da APP (Área de Preservação Permanente) do Riacho São Francisco, no Jd Miriam, foi se juntando para fazer a diferença. Iniciou-se com ações individuais e, desde outubro de 2020, vem crescendo como um coletivo plural e diverso que se organiza conforme as necessidades ambientais que o local apresenta, em prol da sua recuperação, preservação e proteção.

Participe

"Vamos Precisar de Todo Mundo, Um Mais Um é Sempre Mais Que Dois

(Beto Guedes)

Pronto para cuidar com a gente? Entre em contato conosco para saber como podemos começar a trabalhar juntos. Há muitas formas de agir como Cuidador e Cuidadora da APP Jd Miriam e todas elas são elementos-chave para o sucesso desse movimento.

Entre em contato com a gente para combinarmos como você pode colaborar!

Venha sempre que quiser, você é muito bem-vinda e bem-vindo! 

Manutenção da APP

A participação ativa é essencial para o sucesso do nosso movimento. E o trabalho voluntário é uma ótima maneira de se conectar com a comunidade e espalhar a importância da nossa missão.

Temos vários grupos de trabalho com a responsabilidade de pensar, estudar e decidir sobre as ações específicas. É fácil encontrar algo que te inspire. Entre em contato conosco para mandarmos informações sobre o grupo de trabalho do seu interesse.

Mutirao - plantio 1_edited_edited.jpg

Principais ações dos grupos: 

  • Garantir nossos direitos de cuidados com a APP

  • Fazer pesquisa de cuidados e preservação da APP

  • Ajudar na fiscalização da preservação

  • Promover educação ambiental

  • Realizar mobilizações em prol da preservação e conservação da área

  • Produzir textos e/ou vídeos

  • Participar da confecção de placas educativas

  • Contribuir com comunicação nas redes sociais

  • Ajudar com ampliação da rede de contatos

  • Contribuir financeiramente com a nossa causa - faremos uso desta verba na compra de ferramentas e insumos para a manutenção da APP

  • Participar da construção do projeto de recuperação ambiental, com plantio, trilhas, despoluição, desassoreamento e cuidados em geral da nossa linda APP

Faça parte de nossa rede

IMG_20200827_171943455_edited.jpg

Nosso trabalho nunca termina, por isso contamos com toda ajuda possível. Uma das maneiras que você pode participar é seguir nossas redes sociais: Instagram, Facebook, YouTube e o Blog.

Divulgue tudo o que as Cuidadoras e Cuidadores da APP Jd Miriam estão fazendo. Com seu apoio seremos mais fortes!

Nossa causa

Nossa causa maior é a recuperação da área da APP no bairro Jd Miriam juntamente com sua constante e necessária proteção. Há tempos a APP vem sofrendo com processos de degradação, o que nos leva a abrir algumas frentes, trabalhando para solucionar questões tais como:

         

  • Processo de eutrofização de uma lagoa/açude:  existe um risco iminente da morte da Lagoa da Cana, em razão de vazamentos constantes de esgoto, além do seu assoreamento devido ao processo de erosão, onde podemos observar a lagoa completamente coberta de vegetação.

  • Vazamentos de esgoto: observamos vazamentos de esgoto nas Galerias Pluviais, muitas vezes vindos das Estações Elevatória de Esgoto (EEE)  Jd Miriam 1 e Alphaville 1, contaminando o curso d’água das nascentes que desaguam na Lagoa da Cana.

  • Erosão: a grande vazão de águas pluviais causa erosão crescente e assoreamento, derrubando vegetação e causando inúmeros danos ao meio natural.

  • Assoreamento: Em consequência do processo de erosão, muita terra é conduzida pelas águas até a lagoa, cobrindo suas margens, bem como o córrego d'agua.

  • Lixo: observamos a necessidade constante de recolhimento de lixo jogado na APP e imediações, o que vem diminuindo com os cuidados do grupo. Há necessidade de um trabalho de educação ambiental e também outras medidas, como implantação de um Ecoponto no bairro (Veja Abaixo assinado)

  • Perda da vegetação nativa: essa área, ao longo dos tempos, foi descampada e por anos utilizada como pasto, o que descaracterizou sua vegetação e afastou a fauna própria da região. Hoje, como Área de Preservação Permanente (APP) permite e exige a recuperação dessa vegetação.

  • Implantação de parque linear:  como cidadãos e cidadãs, moradores e moradoras do bairro, queremos uma área verde saudável que possa abrigar e manter sua biodiversidade, onde possamos frequentar para lazer, esporte, convivência e onde também está prevista a implantação do Parque Linear São Francisco, que contempla tudo isso, sendo uma demanda importante do bairro.

Tão importante quanto recuperar é manter o equilíbrio do ecossistema, ao mesmo tempo em que zelamos pela proteção constante da área, nos fazendo presentes nos cuidados com a manutenção e nos mobilizando para as questões que forem surgindo. Cuidar para manter.

Mutirao plantio 4.jpg

Fazer Parte:
Como?

Muito simples: basta ter vontade de oferecer seu trabalho para cuidar e preservar a área.

Junte-se a nós nesse desafio! 

Sem o trabalho das Cuidadoras e Cuidadores da APP nada será efetivado e o risco da degradação total da área é certo.

Fazer Parte:
Por Quê?

Se você  preza pelo bem estar do meio ambiente, sabe da importância do equilíbrio da natureza para a própria sobrevivência humana e quer ver no bairro um parque lindo, onde as pessoas possam frequentar, precisa se unir a esse trabalho de preservação e cuidado, sem os quais, a área está fadada à degradação e morte, com consequências impensáveis para a vida vegetal, mineral, animal e humana.

PHOTO-2021-05-21-11-07-33.jpg

Nosso Instagram

PHOTO-2021-05-19-19-22-05 2.jpg

" 'Muda o Mundo, Raimundo'

 

E mudando o mundo, inevitavelmente, Raimundo muda a si mesmo. Ao interagir com seus colegas, familiares e amigos, com seus contemporâneos e a comunidade, mudam todos, mudamos todos, podemos tudo mudar."

Marcos Guerra WWF E INSTITUTO BRASIL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Projeto de Avaliação do livro Muda o Mundo, Raimundo! (org. de Léa Depresbíteris). Rio de Janeiro, 1997

Contato

WhatsApp (19) 991238581

Rua Ramão Olavo Saravy Filho S/N 
(rua de terra entre o Cond. Ambiance e Cond. Casa Bella), bairro Jardim Myrian Moreira da Costa, Campinas SP

PHOTO-2021-05-19-19-22-05 2.jpg
Âncora 2
Apoiadores
bottom of page