top of page

CAMPANHA
Ecoponto no Jd Miriam Já!

Estamos lutando pela instalação de um ecoponto no Jardim Myrian Moreira da Costa! E um ecoponto completo, onde a população posse descartar recicláveis, resíduos da construção civil, pneus, resíduos de poda e jardinagem e objetos inservíveis.

A campanha

Iniciada em julho de 2021, a campanha "Ecoponto no Jd. Miriam Já!" luta pela instalação de um Ecoponto no bairro Jd. Miriam, em Campinas-SP. O objetivo é cessar os descartes irregulares de lixo que acontecem pelo bairro, como em ruas ermas e nas beiras das matas. Muitas dessas matas, em realidade, são Áreas de Preservação Permanente, protegidas por lei. Estimamos que a instalação do Ecoponto beneficiaria uma população de 8 mil moradores (censo IBGE 2010) e prestadores de serviço de pelo menos 20 condomínios num raio de 1,5km da APP. 

Com a ajuda de todos, nossa história até agora tem sido de importantes conquistas! Você pode conferir mais detalhes aqui.

Envio do abaixo-assinado ao Secretário de Serviços Públicos via Câmara dos Vereadores.png
A campanh

Próximos passos

Agora que já entregamos o abaixo-assinado com o peso de mais de 2 mil assinaturas, continuaremos em contato com a administração pública para que o Ecoponto seja de fato instalado no Jd. Miriam. Afinal, nossa demanda está clara, mas, se não ficarmos de olho, nada garante que será contemplada!
     
Ainda assim, sabemos da possível demora e, enquanto isso, cessar os descartes irregulares de lixo pelo bairro continua sendo um imperativo - pela proteção da natureza e pelo bem-estar da população!

Por isso, em paralelo, temos uma parceria com o Departamento de Limpeza Urbana e com um coletor de recicláveis para que o lixo do nosso bairro possa ter um melhor destino. A ideia é que, antes mesmo do Ecoponto, possamos todos aprender a cuidar corretamente dos resíduos que produzimos. Muita educação ambiental pela frente!


Atualizações do Ecoponto

Atualizações

O que é um ecoponto?

Os ecopontos, diferente do que muitos acabam pensando, não são simplesmente locais para levar o lixo reciclável. Esses locais seriam, na verdade, os chamados pontos de coleta seletiva. Os ecopontos têm um caráter muito mais abrangente, sendo locais de entrega voluntária de itens que não são mais usados por nósOu seja, recebem muito além dos materiais recicláveis!

Sabe aquela geladeira velha que está parada em casa? Ou aquela TV de tubo que você substituiu por uma mais moderna? E aquele pneu que está jogado na rua junto a entulho de construção, podas de jardinagem e madeiras sem destino? Tudo isso um ecoponto completo pode receber! O objetivo desse equipamento é, justamente, evitar o descarte irregular de entulho em praças, calçadas, vias públicas e áreas verdes - que é o caso das APPs. 

Um detalhe super importante é que o ecoponto não é o destino final dos itens descartados! Ele é, na verdade, um intermediário entre quem descarta os resíduos e o destino mais correto para eles, sendo frequentemente esvaziado pelo serviço contratado. Por isso, sujeira, bagunça, etc., não são parte da realidade dos ecopontos. Para garantir a ordem, os ecopontos são espaços fechados, com horário de funcionamento, e que tem sempre um funcionário responsável que organiza o local.

Sobre ecopontos

Trajetória

Confira a trajetória desse esforço coletivo!
 

  • 03/julho/21: Lançamento da campanha de implantação de um Ecoponto no Jardim Miriam através de um abaixo-assinado online.  Isso ocorreu juntamente à ação de um  mutirão de limpeza realizado no mesmo dia, numa  área verde logo na entrada do bairro.

"Os  descartes irregulares são frequentes no Jd. Miriam e estão sempre sob risco de incêndio. Essa situação é muito preocupante, pois atrai animais como escorpiões e ratos, ajuda a proliferação do mosquito da dengue, emite poluentes na atmosfera que são tóxicos para a saúde humana, destrói hábitat e ainda deixa as casas, comércios e a Área de Preservação Permanente do bairro sob risco de incêndio."

  • A partir do lançamento da campanha, os integrantes do grupo Cuidadores da APP Jd. Miriam iniciaram a divulgação para seus contatos, grupos e mídias, alguns integrantes se mobilizaram levando abaixo-assinados na forma impressa para comércios e escolas do bairro.

  • 15/outubro/2021 entre 18h30 e 19:00h: No dia do lançamento do nosso site, foi realizada uma ação massiva de divulgação onde se fez  um  destaque para o  abaixo-assinado - que já chegava próximo das 2000 assinaturas.

  • 22/outubro/2021: Como resultado de uma força tarefa coletiva atingimos - e ultrapassamos - as 2000 assinaturas colocadas inicialmente como meta. Uma meta audaciosa, do tamanho do nosso desejo de mudança! Foram 2009 assinaturas no abaixo-assinado eletrônico e 214 assinaturas em papel, mas alguns assinantes virtuais se empolgaram e o fizeram mais de uma vez. Desconsiderando estas assinaturas em duplicidade, tivemos 2.040 assinaturas.

  • Novembro/2021: Envio do abaixo-assinado ao Secretário de Serviços Públicos da cidade de Campinas via Câmara dos Vereadores.

  • Atualmente, temos focado nos próximos passos!

 

A pressão deve continuar e contamos com seu apoio!

Trajetória
bottom of page