Nossa história
O grupo Cuidadores da APP Jd. Miriam começou no bairro Jardim Myrian Moreira da Costa em Campinas, SP, como um coletivo formado a partir de três pessoas: Ricardo Ratti, Igor Cavalini e Elaine Cassan, que faziam trabalho voluntário de forma individual numa área da APP (Área de Preservação Permanente) ou em áreas verdes do bairro. Eles passaram a trabalhar juntos a partir de agosto de 2020, em benefício da área que se encontrava em estado de degradação.
Em meados de outubro de 2020, Elaine chamou um mutirão para plantio de mudas, a partir de contatos de pessoas de alguma forma ligadas e interessadas nas questões ambientais. A partir dessas pessoas, criou-se um grupo de WhatsApp com o nome "Cuidadores da APP Jd Miriam" - grupo esse que vem crescendo, desde então, com cuidadoras e cuidadores vindos dos bairros Jd. Myriam, Alphaville, Sousas, Barão Geraldo, Xangrilá, Parque dos Pomares e outras regiões da cidade.
Os Cuidadores da APP Jd Miriam lideram campanhas que promovem soluções reais para alguns dos maiores desafios enfrentados pela Área de Preservação Permanente. Nós questionamos a maneira como as coisas estão e temos orgulho de representar uma força para uma transformação positiva.
Nossa missão
A missão do Coletivo Cuidadores da APP Jd Miriam é cuidar do sistema socioambiental do bairro Jardim Miriam e região, nutrindo uma relação harmoniosa entre comunidade e ambiente, compartilhando aprendizados e colocando a eco cidadania em prática.
Nossa visão
Nossa visão é ter a APP recuperada e os parques lineares da região do Jardim Miriam implantados e protegidos em razão do protagonismo e ecocidadania dos habitantes do bairro e entorno.
Nossas frentes de trabalho
Em prol da causa de recuperação, preservação e proteção da APP Jd Miriam, pensamos nosso movimento de forma estratégica, democrática e interconectada, onde uma ação reverbera sobre todas as outras, potencializando nosso trabalho. Dessa forma, conseguimos construir um movimento robusto e coerente, com força para promover mudanças. São nossas frentes de trabalho:
-
Articulação com o poder público e a comunidade para cobrar e garantir os direitos cidadãos e o cumprimento da lei, a coletividade e o pertencimento da população em seu território.
-
Educação ambiental crítica para desconstruir mitos e disseminar informações de qualidade que transformem as práticas coletivas e individuais sobre o meio ambiente.
-
Estudos em busca de conhecimento para atuar com coerência e respaldo, aumentando a qualidade das nossas ações e seus benefícios.
-
Comunicação para informar e documentar os processos de degradação e as ações dos Cuidadores da APP.
-
Cuidados com a terra para recuperar a vegetação da área, atrair a fauna e aprender com a natureza através da experiência prática.
Como nos organizamos
Anualmente o Coletivo apresenta um relatório do ano anterior e faz o planejamento do ano seguinte.
Em Reunião Geral, os Cuidadores da APP aprovaram o organograma que representa a maneira como nos organizamos, o fluxo de tomada de decisões e nossa forma de trabalho.
Consideramos que a Área de Preservação Permanente do Jardim Miriam é a instância maior que nos une, de onde partem as demandas e para a qual propomos soluções em conjunto. Essas soluções são apresentadas, discutidas e aprovadas pelos cuidadores e cuidadoras presentes na Reunião Geral dos Cuidadores da APP. Os Grupos de Trabalho nas áreas de Articulação, Comunicação e Educação Ambiental – divididos em subgrupos menores para ações específicas – são interligados entre si, tendo a Gestão Ambiental como o tema de intersecção entre eles. Esses Grupos de Trabalho são formados pelos cuidadores e cuidadoras interessados em observar, estudar e discutir as propostas que serão apresentadas na Reunião Geral levando, assim, embasamento para as decisões tomadas em conjunto pelos integrantes do coletivo.
