O dia em que a APP voltou a respirar - Desmanche do Lixão 01.Maio.2021
- Cuidadores APP
- 14 de jun. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 23 de ago. de 2021
Bom dia, cuidadoras e cuidadores!
Trago aqui um relato de ação acontecida ontem pela manhã, na APP:
Como vcs sabem, enfrentamos alguns incêndios na APP, bem encostados às árvores. Por conta da vigilância atenta de moradores do Conjunto Ambiance, principalmente na figura do Igor, as providências foram prontamente tomadas, os bombeiros foram acionados e nenhuma consequência mais trágica aconteceu.
Porém, sabemos que é um risco que será constante, enquanto pessoas jogarem lixo e atearem fogo no local.
Alguns de nós, ontem, fomos para lá na tentativa de diminuir o lixo, numa força tarefa de limpeza.
A Lilian disponibilizou a caminhonete de seu pai e lotamos duas viagens para o ecoponto de Barão Geraldo.
Separamos uma quantidade enorme de recicláveis e há muito entulho, como restos de construção. O Ricardo colocou um pouco desse entulho em buracos na rua, mas a quantidade é significativa!
Há ainda muito por tirar.
No tempo que estivemos no local, uma manhã de sábado ensolarada, muitos carros que por lá passaram pararam para conversar, a maioria apoiando a ação e demonstrando indignação com o quadro de degradação e poluição que se constituiu e só aumenta.
Outras pessoas, que passaram caminhando, também pararam pra conversar, entender o que se passava e muitas dessas pessoas todas, relataram histórias relacionadas, trocaram idéias e sugestões de soluções, demonstraram interesse e preocupação e algumas até disseram que pretendem conhecer a APP e eventualmente se juntar à causa. Muitas delas não faziam ideia do que seja uma APP, como ela está, os problemas enfrentados e que existe um grupo de cuidadores.
A Elaine conduziu duas mulheres nas trilhas para que conhecessem, além de um trecho cheio de beleza, o trabalho que nós, voluntários, estamos desenvolvendo, possibilitando essa experiência de contato com uma natureza tão próxima, ao mesmo tempo impedindo que ela acabe, por conta da degradação que o local vem sofrendo.
Dessa forma, sem planejar plantio nesse dia, plantamos, pois as sementes de educação ambiental e consciência nas pessoas todas que por lá passaram e conosco interagiram, foram jogadas e acolhidas, de uma forma ou de várias outras... E foram tantas as sementes, que mesmo quem só passou, também as levou, pois que atravessaram pelos vidros dos carros e grudaram nos pés dos que por lá caminharam, sendo levadas para longe! Vão ser replicadas para familiares, amigos, vizinhos que certamente ouvirão sobre a APP, sobre a questão do lixo, sobre o grupo.
Tudo isso aconteceu numa manhã ensolarada de sábado, primeiro dia do mês de maio, dia do Trabalho, dos trabalhadores e trabalhadoras.
É com nosso trabalho que as sementes de mudança e transformação daquilo que, parecendo impossível, se torna realidade.
01 de maio de 2021

Comentários