Exemplos de parques lineares ao redor do mundo
- Cuidadores APP
- 15 de jun. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 9 de ago. de 2021
Muitas cidades ao redor do mundo estão investindo na ideia de Parques Lineares, tanto seguindo o curso dos rios, como também para revitalizar algumas de suas áreas, recuperando e transformando estes espaços urbanos. Os exemplos mais icônicos pelo mundo são:

Dominio Park em Nova York, Estados Unidos: o High Line Park, inaugurado em 2008, aproveitou uma antiga linha férrea para criar um parque elevado e tem se tornado uma referência mundial pela qualidade do desenho e pelo sucesso como estratégia de renovação de áreas centrais.

BeltLine em Atlanta, Estados Unidos: O projeto aproveita mais de 35 quilômetros de vias férreas desativadas, que circulam o centro de Atlanta, para criar um enorme complexo de parques, praças, trilhas e áreas verdes, estimulando a ocupação do espaço pelas pessoas e a mobilidade ativa entre essas regiões.

Parque de La Familia em Santiago, Chile: localizado às margens do Rio Mapocho e consistia, antes, em uma área industrial degradada. As pessoas que viviam nos arredores — a maioria de baixa renda — não podiam aproveitar a orla.

Parque Linear Tiquatira em Sao Paulo, Brasil: localizado na Penha, zona leste de São Paulo. Criado em 2007, ele ocupa uma faixa de 3 quilômetros de extensão ao longo do córrego que dá nome ao parque e foi pelo sucesso desta obra que garantiu os demais 24 Parques lineares existentes hoje na capital paulista.
Fonte: https://summitmobilidade.estadao.com.br/guia-do-transporte-urbano/4-parques-lineares-e-como-eles-transformaram-o-cenario-urbano/
Yorumlar