top of page

O que é um parque linear?

Atualizado: 23 de ago. de 2021

Os parques lineares, ou greenways, como o nome sugere, são espaços que formam linhas no cenário urbano, pois, o comprimento é muito superior à largura. Em geral, se localizam junto a algum curso d'água, como rios e córregos e têm como função de uso o lazer da população.

Assim, os parques lineares são soluções baseadas na natureza que recuperam fundos de vales dos rios e córregos da cidade por meio da implantação de áreas de lazer, saneamento e limpeza dos rios. Sua implantação, determinada pelo Plano Diretor da Cidade, propicia a preservação das Áreas de Proteção Permanente (APPs) instituídas pelo Código Florestal que margeiam os cursos d’água e minimizam os efeitos negativos das enchentes que assolam as cidades.

O conceito de parques lineares parece bem recente, mas ele já aparecia em meados do século XIX em projetos de vanguarda ingleses (Birkenhead Park, proposto por Joseph Paxton em 1843), alemães (Lenné em 1840) e estadunidenses (Brooklyn’s Prospect Park, Frederick Law Olmsted em 1865). As propostas visavam a um sistema urbano verde contínuo, agregando na composição da paisagem a questão da preservação ambiental. No que se refere aos cursos d’água, eram priorizados o aumento da navegabilidade, a defesa contra as cheias e a redução da poluição.





留言


Post: Blog2_Post
bottom of page